3 de jan. de 2014

Twisters curiosidades básicas

Os ratos são bichos ideais para quem quer um animal de estimação muito esperto e afetuoso. Dos roedores existentes, o Twister ou Mecol, são os ratos mais inteligentes e interativos com o dono. Apesar da excepcional docilidade, ainda é lamentável que tenham sua popularidade limitada pela falta de informação e pelo preconceito.

Ratos de estimação pertencem à mesma espécie que o rato de esgoto (Rattus norvegicus), entretanto, são limpos e devido a cruzamentos seletivos, têm o temperamento bem diferente dos seus ancestrais, sendo muito menos territoriais e agressivos. Enquanto os ratos selvagens são uma praga, a variedade doméstica contribuiu e ainda contribui para o avanço de pesquisas que beneficiam o homem, servindo de cobaia para as mais diversas experiências.

Suas qualidades são inúmeras: São de fácil manutenção, já que necessitam de espaço pequeno e poucos cuidados. São baratos, assim como sua alimentação e sociáveis. Aprendem truques com relativa facilidade, atendem pelo nome, não precisam de vacinas, não fazem barulho, nem precisam sair para passear. Não deixam pêlos pela casa e quando mantidos em ambiente limpo, praticamente não têm cheiro. Não transmitem doenças e, se manuseados com freqüência e de maneira adequada, passam a interagir com os donos de maneira similar à dos cães e gatos.

Um rato Twister normalmente não morde, a não ser que esteja extremamente assustado ou que seja uma fêmea protegendo seus filhotes. Às vezes mordiscam sem querer os dedos do dono, achando que se trata de comida, o que raramente causa feridas. O único cuidado importante para manter o rato saudável, é a limpeza semanal da gaiola. Também deve-se verificar todo o dia se têm água e comida disponível.

Os dentes dos roedores crescem continuamente durante toda a vida, o que faz com que esses mastiguem objetos instintivamente para desgastar os incisivos. Assim, ratos não devem ser soltos pela casa sem supervisão, uma vez que provavelmente destruirão roupas, fios elétricos, móveis, etc. Com o tempo, é fácil acostumar o animal ao ambiente, sendo possível até deixá-lo solto, sem a preocupação de fuga. (mas atenção não deixá-lo solto com outros animais em casa).

É importante que todos os ratos mantidos juntos sejam do mesmo sexo. Caso contrário, certamente ocorrerá uma explosão populacional e logo você não terá onde alojar tantos animais, uma vez que nascem uma média de 5 a 15 filhotes por ninhada e uma fêmea pode ter cria a cada dois ou três meses.

COMPORTAMENTO - Basicamente, machos são mais calmos e afetuosos, enquanto as fêmeas são agitadas e mais brincalhonas. Na maioria das vezes, os machos interagem mais com os donos. Porém, boa parte deles costuma marcar com gotas de urina tudo o que consideram sua "propriedade", inclusive pessoas, o que pode incomodar alguns indivíduos.

TAMANHO - As fêmeas são menores e mais esguias que os machos, que têm os pêlos mais ásperos e grossos. Além disso, machos em idade de deixar a mãe já têm os testículos visíveis e desenvolvidos, o que permite que os dois sexos sejam distinguidos facilmente.

SAÚDE - Um rato livre de enfermidades geralmente é ativo e curioso. Fique atento para os seguintes sinais de doença: dificuldade de respiração, andar cambaleante, espirros excessivos, letargia, olhos opacos ou lacrimejantes, nariz escorrendo, feridas e diarreia.

GAIOLA - As habitações mais adequadas aos ratos são gaiolas de arame e aquários. O tamanho mínimo para um ou dois ratos é de 60x30x30 cm. Mas, quanto maior a gaiola, melhor. Para melhor aproveitar o espaço, você também pode construir novos andares e colocar rampas na habitação escolhida. Qualquer tipo de gaiola de arame pode ser usado para abrigar ratos, mas prefira a que não tenha grades no chão (pode levar um rato a fraturar um membro, caso este fique preso) e o espaçamento entre suas barras seja de, no máximo, 1,5 cm.

FORRAÇÃO - O fundo da gaiola ou do aquário, não pode ser forrado com jornal, serragem pois agride a saúde do animal. Rato ensinado faz suas necessidades em um canto só da gaiola se a mesma for grande.

ÁGUA - Um comedouro, de preferência pesado, para que os ratos não o derrubem, é indispensável, assim como um bebedouro tipo mamadeira, especial para roedores. A água não deve ser colocada em vasilhas, pois ficaria suja rapidamente. Uma boa idéia é fornecer um local para os seus ratos dormirem. Um ninho de madeira grande para pássaros, uma caixa de papelão, um pote grande ou um cano de PVC no tamanho apropriado são ótimos para essa função. Encha-os de papel picado e seus bichinhos vão ter um "ninho" bem confortável.

ALIMENTAÇÃO - Ratos são gulosos e querem comer tudo o que o dono está comendo. A dieta principal mais adequada para esses animais é alimentação natural, que pode ser feita em casa com frutas e legumes. Diariamente, ofereça vegetais e frutas em pequenas quantidades. Maçã, uvas, bananas...

Por: Sem informação, qualquer entrar em contato com rattopedia.gmail.com

84 comentários:

  1. Me ajudou muito pra a xhegada do meu rato bebe twiter aindaaguardaaguardando mas esrou insegura porque nao seu se o xixi e as feses podem trasmitir doenças a mim me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá laís eu tenho três Twister fêmeas e posso te garantir que eles vêem sem doenças só tome cuidado pra n expor eles perto de outros animais ou de alguns ratos de rua pois os de rua contem uma doença chamada leptospirose que é transmitida pelos ratos de rua graças a sujeira humana. Mas pode ficar tranquila que seu Twister n terá nenhuma doença. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. É transmitida pelo o carrapatos do rato e não o rato de esgoto! O rato de esgoto é quem portar o portador da doença!

      Excluir
  2. Me ajudou muito pra a xhegada do meu rato bebe twiter aindaaguardaaguardando mas esrou insegura porque nao seu se o xixi e as feses podem trasmitir doenças a mim me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  3. Olá. tenho um filhote, e ele esta meio assustado ainda com contato humano, resgatei ele de um criadouro de cobras...fico com medo de dar banho nele por ele ser pequeno ainda, eu posso utilizar o Banho Seco? aquele pozinho branco? Isso não irá prejudicar o pulmaozinho dele? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente esperar ele crescer mais um pouco, uma forma boa é da limpeza a seco pegue um pano meio úmido passe no seu Twister sobrevivente e passe nele o pano úmido logo após com muita calma passe o outro lado do pano que estaja seco. Depois de 1 mês mais ou menos tente dar banho com água mas morna e n deixe cair água nas orelhas dele pois pode prejudicado ou até mesmo lhe dar um AVC.espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Meu rato Twister filhote não quer ficar na gaiola, tem dois andares, espaço grande, comida, água, uma casinha com jornal, brinquedos p roer, e o chão forrado com um tipo de serragem que absorve a urina dele... Mas mesmo assim ele escapa pelos vãos da gaiola e se esconde de baixo do armário.. Ele parece estar assustado, faz dois dias que chegou em casa, é curioso é só tenho ele...ele está infeliz sem amigos?? Porque sai da gaiola e se esconde???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criado um novo tópico que você pode findar nesse site:
      http://rattopedia.blogspot.com.br/2017/11/adaptacao-de-um-twister-com-o-dono.html
      Obrigado

      Excluir
  5. GENTE POR FAVOOOR ME AJUDA.. MINHA TWISTER VIU MINHA RATA E TA MUUUUITO ASSUSTADA.. APAVORADA QUASE NAO SE MECHE E NAO QUER MAIS SAIR DA GAIOLA.. OQ POSSO FAZEER? TO COM MUITA DÓ DELA ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ELA AINDA É UMA NENE TA APAVORADA

      Excluir
    2. Deve haver algo que a traumatizou. Há gatos, cachorros ou até crianças no local que possam tê-la machucado/feito barulho muito alto próximo a gaiola??
      Considere que sua rata pode estar sobrecarregada por ruídos.
      Pode ser recém chegada e não estar adaptada a sua rotina...
      A persistir, nos pergunte!

      Excluir
  6. Oi tenho uma twister(fêmea)e comprei um macho "filhote" .. O que aparenta e que ela tá querendo atacar ele,então não estou deixando junto! Mais mesmo, assim ela agora ela anda muito agitada e cheirando sem parar .. O que posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela deve estar no cio, ratos se reproduzem com muita facilidade.
      Não junte os dois, é burrice!
      A menos que seja para nano babys para alimentação de cobras.
      Até.

      Excluir
  7. Tenho uma ratinha twister "aina meio que filhote", ela está com respiração ofegante e sem muita vontade de se mecher, oque pode ser?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja estágios fortes da doeça pulmonar que os ratinhos vêm...
      Mas calma!
      Essa doença não afeta os seres humanos.
      Apenas os ratinhos e mais alguma outra espécie de animal...
      Infelizmente é o que muitas vezes decidem o fim da vida do animalzinho.

      Nebulização é importantissimo! Ligue um nebulizador em uma caixa plástica com furos para circular o ar e coloque sua ratinha dentro e a deixe nebulizando.

      Nos primeiros ares, é normal que a ratinha se assuste e exalte, e talvez possa urinar/defecar na nebulização.
      Com o tratamento adequado, haverá as repetições necessárias para que o animal conforte-se com aquilo e acabe tranquilizado nas sessões... Isso prolonga um pouco mais os ratinhos, mas não faz milagres...

      Excluir
  8. Oi, estou com duas fêmeas. Só que uma delas vem de boas quando abro a porta da gaiola e a outra morde. Mesmo oferecendo a mão aberta, ela morde. Não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se uma rata é adicionada a um viveiro que já tenha uma rata, é normal que tenha esse estranhamento.

      Excluir
  9. Por acaso alguém pode me ajudar com minha camundongo? Tenho ela a cerca de seis meses e depois que li que é aconselhável ter mais mais de um, penso em comprar mais três fêmeas! Mas depois de tanto tempo sozinha não seria problema acrescentar a compania?

    ResponderExcluir
  10. Olá o xixi do meu rato esta laranja o que pode ser ? Tenho ele mais de 3 anos e foi da esta cor justo agora.

    ResponderExcluir
  11. oi! meu twister esta com falta de enriquecimento ambiental, o q significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://rattopedia.blogspot.com.br/2017/11/enriquecimento-ambiental-o-que-e-isso.html Já respondida nesse tópico criado baseado na sua pergunta!

      Excluir
  12. Olá, ganhei duas mercols faz q semana e meia porém elas tem ficado com muito medo de mim e tbm mordendo. O que posso fazer pra elas deixarem de morder e se acostumarem comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá tente pega-los e os coloque em cima da cama e fiquei colocando a mão neles...dando carinho pelo menos 30 min por dia como tempo ele terá confiança em vc, experiência própria

      Excluir
  13. Olà eu sempre quis ter um rato twiste
    Mais minha mae tem medo que ele tenha contato com outros ratos oque devo fazer pra manter os ratos longe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque-o no quarto, longe da rua.
      Em uma gaiola de 30x30x10, com brinquedos, pote de agua e ração, cordas e madeiras que não largam felpa/estacas.

      Excluir
  14. Amo meu Euzebio...ele esta com quase dis anos e é um fofo. Reconhece que é amado e retribue dotmindo no colo da gente e dando lambidinhas... como bjinjos. É o quwrido da familia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Fico feliz que tenham dado-se bem :))

      Excluir
  15. Boa tarde,

    Poderia me indicar um local para comprar um twister? Resido em São Paulo capital, mais precisamente na zona sul. O lugar mais próximo é um pet shop, mas eles tratam os animais com total descaso, deixando femeas e machos juntos.

    ResponderExcluir

  16. Eles só se acustuma com o dono se for filhote?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não,por experiência própria posso dizer isso adotei twister de 1 ano de idade e eles são uns amores

      Excluir
  17. o tamanho IDEAL para a gaiola de dois ratos twister é 60x60x60 nada a menos que isso

    ResponderExcluir
  18. Olá !!! Gostaria que me tirasse uma duvida, meu filho ganhou um twister,e ele passe a muito com ele no ombro assim o ratinho acaba urinando em meu filho. Gostaria de saber se a urina pode transmitir alguma doença para meu filho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Se o rato vem de um bom lugar.como uma pet ou de criadores, pode ficar tranquilo. A urina dos twisters não contém qualquer tipo de risco aos humanos. Do contrário, só se ele for tirado da rua, não reside em boa higiene. Aí nesse caso é bom fazer alguns exames.

      Excluir
  19. Qual site vende telas para viveiro?

    ResponderExcluir
  20. Olá, o meu não para de espirrar o que pode ser?? Desde bebé que é assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a do meu namorado também faz isso, o seu tá bem? deve ser genético... nada sério...

      Excluir
  21. Ola ! Por favor ,tenho duas twisters que são uns amores, mas uma delas escapou sem querer e foi mordida por um rato de rua. Tratei do ferimento lavando e passando pomadinha mas ela esta cada dia mais amoada. Estou com medo de perde-la. Aqui onde eu moro é cidade pequenininha, então nao atendem ratos no veterinário ... Apenas atendimento para cães e gatos. Oque eu posso fazer? Me ajudem por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janyne, realmente já se passou um bom tempo, ela ainda está bem?

      Excluir
  22. Ola. meu twister nao deixa eu agradar ou pegar ele.. o q faço? ele tem 1 dia em casa.

    ResponderExcluir
  23. Oi! Adotei dois twisters faz 3 dias. Eles estão se acostumando muito bem ao ambiente e fico muito feliz por isso. Abro a gaiola, dou petiscos e faço carinho em um deles inclusive, mas ainda nao tive a chance de pegar um deles. Acontece que eles as vezes eles me dão uns beliscãos no dedo, não dói, mas so queria saber se essas mordidinhas no dedo significam que eles estão cuidando da jossa saude ou se estao estressados, ainda estou nessa duvida. Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Eu não estou achando nenhuma pet shop aqui em Bauru que vende os ratos Twister , se alguém sebe me avisa ok , eu quero ter varivá , e eu também quero saber o preço desses ratos Twister , não estou achando nada em nenhum site , OBRIGADA , de coração 💓

    ResponderExcluir
  25. Gente ratos twister transmitem doenças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Apenas ratos que têm contato com sujeiras e esgoto.

      Excluir
  26. Eu posso ter só um Twister, ele não vai ficar estressado de ficar sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ter só um sim, ele não ficará stressado

      Excluir
    2. O melhor e vc ter dois ratinhos sempre do mesmo sexo com certeza ficará mto mais feliz eu tenho duas femias e se dão mto bem

      Excluir
  27. Comprei recentemente duas fêmeas de twister e uma delas da meio que um espirro as vezes(muito pouco,mas estou preocupada) devo levá-la ão vet?

    ResponderExcluir
  28. Ou seja o ratinho não tem como nos afetar com seu xixi?

    ResponderExcluir
  29. O meu Twister cresceu uma bolinha na para e agora anda se arrastando, ele tem 2 anos e 8 meses. O que faço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Possivelmente pode ser câncer ou problemas no trato urinário.
      Precisa levá-lo a um veterinário de animais exóticos..

      Excluir
  30. Pode dar frango frito?? O meu rato se enfiou atrás da geladeira e só consegui atraí ele com frango frito kkkk

    ResponderExcluir
  31. Perdi minha ratinha na rua, o que faço??

    ResponderExcluir
  32. Provavelmente já tenha cruzado com rato de esgoto não tem nada a fazer a não ser arrumar outra ratinha

    ResponderExcluir
  33. Olá , minha filha viajou e deixou o twister dela para eu cuidar. Acontece que ele apareceu com que fosse uns calos nas patinhas traseiras, passo pomada e enfaixo com gase, a ferida sara, mas depois volta. Gostaria de saber se isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi bom dia! Isso provavelmente está acontecendo pois o chão da gaiola dele deve ser de grade, o que machuca o pezinho dele, podendo causar uma doença. Tente forrar o piso da gaiola e os andares (se tiver) com alguns panos para que ele não se machuque

      Excluir
  34. Possivelmente ele que deve estar roendo. Por estresse morde os pezinhos. Solte ele para dar voltas. Alimente bem... pegue ele para fazer carinho mais vezes. Talvez isso ajude. Do contrário. Leve a um veterinário.

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho dois machos, um é bem reservado não gosta muito da presença das pessoas, e o outro é bem mais amigável, isso é normal ?

    ResponderExcluir
  36. Quero comprar um ratinho mais tenho medo de doenças rato Twister

    ResponderExcluir
  37. Experimente um hamster, porquinho da india e até outras espécies.

    ResponderExcluir
  38. Olá, eu tenho uma twister fêmea, ela está fazendo coco em excesso, muito mesmo! Até quando eu tiro ela da gaiola ela enche o local de fezes. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de saber se pode colocar aqueles tubos transparentes tipo de hamster em gaiolas para twister?
    Meu noivo e eu queremos pegar um twister ou um hamster mas estamos preocupados com essas questões de viveiro apropriado para cada um

    ResponderExcluir
  40. Olá, boa tarde
    Meus twister estão com as fezes meio claras e eu não sei oq fazer...não sei se e falta de vitaminas ou algo assim

    ResponderExcluir
  41. Olá, tenho uma rata twister que há um tempo está produzindo muita porfirina, fica toda suja de xixi, morde a gaiola é parece que está mais magrinha....o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  42. Sei que o post é um pouco antigo mas preciso de ajuda, tenho duas ratinhas e elas estão comigo já faz um ano e pouquinho, aqui em casa nunca tivemos problemas com ratos graças a minha doguinha Linda (sim o nome dela é linda) porém ela faleceu e começamos a ter problemas com ratos, hoje eu escutei minhas ratinhas muito agitadas então fui na gaiola delas e tinha um rato na grade, ele comia o resto da ração que caia da gaiola delas, eu fui correndo chamar meu pai e conseguimos pegar o pestinha poreem, ele estava perto das minhas ratas e tô com medo delas ter pego algum tipo de doença e se elas pegaram não sei se podem transmitir pra o dono que no caso é eu, meu pai tá dizendo que é pra eu dar fim nelas de alguma forma estou desesperado, esses dias apareceu uma marca de mordida na calda da Verônica (nome de uma das minhas ratas) eu pensei que foi a irmã dela que mordeu mas agr tô com medo de ter sido um rato de rua, pfvr me ajuda

    ResponderExcluir
  43. Sei que o post é um pouco antigo mas preciso de ajuda, tenho duas ratinhas e elas estão comigo já faz um ano e pouquinho, aqui em casa nunca tivemos problemas com ratos graças a minha doguinha Linda (sim o nome dela é linda) porém ela faleceu e começamos a ter problemas com ratos, hoje eu escutei minhas ratinhas muito agitadas então fui na gaiola delas e tinha um rato na grade, ele comia o resto da ração que caia da gaiola delas, eu fui correndo chamar meu pai e conseguimos pegar o pestinha poreem, ele estava perto das minhas ratas e tô com medo delas ter pego algum tipo de doença e se elas pegaram não sei se podem transmitir pra o dono que no caso é eu, meu pai tá dizendo que é pra eu dar fim nelas de alguma forma estou desesperado, esses dias apareceu uma marca de mordida na calda da Verônica (nome de uma das minhas ratas) eu pensei que foi a irmã dela que mordeu mas agr tô com medo de ter sido um rato de rua, pfvr me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva ela no veterinário já que tu tem dúvidas

      Excluir
  44. Oi, recentemente comprei um filhote, um macho. Ele me parece super saudável, é bem agitado, porém os testículos dele estão/são muito aparente/grandes, já tive outros dois ratos e os testículos desses ficaram mais visíveis quando eles já eram adultos.

    ResponderExcluir
  45. Tenho um twist e deixei ele um pouco no sol da manhã , agora a noite ela está com os olhos um pouco inchados , o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  46. olá, ganhei uma ratinha com 31 dias, ela passou 3 dias em casa e já vem na minha mão. Mas acontece que ela só fica amoada :( dorme o tempo todo e só come direito se eu dou a ração na mão. Nem quando tiro ela da gaiola ela anda ou fussa, só procura um lugarzinho pra ficar amoadinha. Eu ouvi dizer que eles ficam tristes por estarem sozinhos, será que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... Quando sozinhos ratos twisters tendem a serem medrosos e só querem se esconder. Mas no seu caso acredito que seja alguma doença, pois mesmo o twister sozinho ainda é agitado, porém medroso. Recomendo levar a um veterinário.

      Excluir
  47. Minha filha quer comprar duas twister filhotes. Ja esta vendo gaiola e tudo que é necessario para que sejam muito bem cuidadas. Estou receosa, pois tenho gatos e cachorros. E não gostaria que as twisters ficassem em constante stress. Como posso proceder para um melhor convivio. Alguém pode me orientar ou me informar se a convivencia é possível.

    ResponderExcluir
  48. Boa Noite!
    Meu twister esta se mordendo que esta ficando na carne viva, como se estivesse se dilacerando, o que devo fazer e qual remédio posso passar na ferida?

    ResponderExcluir
  49. Por favor preciso de ajuda.minha rata está comendo a própria cauda. Pq ela fez isso? O q eu faço pra isso não acontecer?

    ResponderExcluir
  50. Olá. Meu ratinho Twister chegou há 3 dias e ele é um amorzinho. Vem na mão, brinca, dorme no colo e sobe no ombro. Mas ele está com diarréia desde o dia que chegou, as fezes estavam mais claras e aquosas e com cheiro muito forte, agora continuam aquosas, porém mais escuras e com cheiro menos forte. Moro no interior e já fui em todas as clínicas veterinárias e nenhum veterinário quis olhar, disseram que só trabalham com cães e gatos. O que posso fazer para que ajudá-lo com a diarréia? Tô com medo dele se desidratar, apesar de estar comendo e bebendo água. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  51. Tenho um twister a quase dois anos mas de um tempinho pra cá ele anda muito triste e com a respiração meia ofegante, oque deve ser ?
    E quanto a companhia pra ele não queria por com uma fêmea por conta dos filhotes, se eu por com um macho é perigoso eles se machucarem entre si ?

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Uma das minhas ratas fica mordendo a outra rata. É normal? Não parece que machuca, mas fico com medo de ser algum tipo de estresse. Esta é a primeira semana delas na minha casa.

    ResponderExcluir
  54. Tinha 2 ratos twister na faixa de 1 ano e meio cada, um deles depois de vários tratamentos contra mycoplasmose acabou morrendo. O que fazer, porque não quero arrumar outro, o que ficou será que consegue viver sozinho?

    ResponderExcluir
  55. Gente, o saco do meu Twister macho está roxo, oq pode ser e oq faço ?

    ResponderExcluir
  56. Comprei a minha Twister a 1 semana, e a uns dias ela tenta morde, não deixa nem mais pegar no colo e limpar a casinha dela, quando tento trocar a ração ela tenta morder tbm, Ela tem em torno de uns 3 meses, o que posso fazer para ela se acalmar e não morder mais ???

    ResponderExcluir
  57. Olá,a minha rata não quer sair do ninho oq pode ser?

    ResponderExcluir