5 de jan. de 2014

Rato perdendo pelos, o que fazer?

Recebi uma dúvida de nosso leitor, Lucas RD a qual segue abaixo:


Eu comprei um camundongo há 6 meses. Fêmea. Porém há pouco tempo ela vem arrancando os próprios pelos com os dentes e patas(coçando). Não sei o que fazer e o motivo disto. Eu forro sua gaiola com papel e ela come mais é sementes de girassol. Já comprei pó de banho seco para ela mas não resolveu. Dei apenas umas 4 vezes por que dizem que não é bom. Você sabe o que está causando isso?

Obrigado.

Olá Lucas RD! É um prazer responder sua pergunta! 
Pois bem, isso pode ser várias causas, principal delas pelo que notei é a Alimentação e Estresse.
Alimentação:
Alimentação de um rato tem que ser rica em legumes e frutas, além de uma base. Base é o que eles comem quando não têm frutas, Granola, Aveia e cereais de não origem de milho pois Milho pode desencadear câncer além de vários outros problemas de saúde. O que o recomendo é reestruturar a alimentação de seu bichinho, eu tenho três ratas e as forneço uma alimentação balanceada e mesmo assim é longe de uma boa alimentação.
As comprei dois pratos onde em um coloco Aveia, Granola, Cereais. E no outro; frutas e legumes diversos picados. Segue lista de frutas e legumes que dou:
-Mamão
-Maça
-Banana
-Goiaba
-Manga
-Melancia
-Cenoura
-Berinjela
-Melão
Fora que uma a duas vezes por semana forneço-as uma metade de ovo de galinha. Lavo bem a casca com esponja, coloco para cozinhar até a gema ficar bem cozida e corto metade. Recomendo você tirar os Girassóis, Amêndoas, Amendoins, Milho ou qualquer coisa parecida pois há uma taxa de gordura muito grande o que faz mal aos ratinhos.
Estresse:
Tire a gaiola de locais estressantes a ela, a minha fica no meu quarto, tire de perto onde há muita movimentação humana ou aglomeração de gente. Recomendo também que compre uma gaiola maior a ela caso a sua não seja, a minha é de 60x60x30 que paguei 80 reais. Pois um rato precisa desde mesmo espaço. Não coloque em hipótese alguma: Serragem, Folhas de Jornal e Revista. Jornal e Revista ao entrar em contato com a urina, libera chumbo da tinta de impressão que vai direto para o pulmão dela. E a serragem tem um pó de madeira que também prejudica a saúde do animal.
Note se há casquinhas marrom-claras no meio dos pelinhos dela, se tiver, peço que leve-a a um veterinário competente. A consulta custa em média 50 reais. Tire o pó de mármore que compraste pois ratos não podem com esse tipo de limpeza, só Hamsters. Limpe com frequência a gaiola dela 1x por dia. Deixe só a bandeija da gaiola, sem nada, ou compre folhas A4 BRANCAS sem nenhum tipo de impressão e coloque para elas. Há também areia de gato, o que é ótimo para ratos, porém dependendo da areia causa problemas no organismo do animal. Caso haja panos para conforto do ratinho, é legal lavar regularmente pois eles podem acarretar à existência de ácaros que muitas vezes é o motivo da perda de pelos.

Qualquer coisa que houver a acontecer, nos notifique e se possível leve-a em um veterinário de silvestres.
Caso tenha gostado de nossa resposta, curta nossa Page que está em fase de construção no Facebook, E adicione nosso CDC além de recomendar esse Blog.
Rattopedia!

27 comentários:

  1. Obrigado por responder. Irei reestruturar a alimentação dela como você disse e evitar a semente.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, tenho 2 ratinhas da raça mercol e uma delas fica as vezes parecendo que esta espirrando...e um barulho semelhante ao espirro, isso e normal? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser espirro sim, os ratos tem o ficonho sensivel e muitas vezes acabam por entrar em contato com alergenos e apresentar esse tipo de reacao: Serragem, poeira, polen farelos de silica entre outros podem essa reacao ^^

      Excluir
    2. E soluço kkkk eu ficava desisperada quando o meu fazia isso e descobrir que é soluço

      Excluir
  3. Bom,primeiramente não se dá frutas cítricas ao rato como a goiaba.Segundamente que a serragem deve ser de pinos e folha A4 eles podem comer. Terceiramente você é burra assim mesmo os fez cursinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção,ratas fêmeas podem sim comer frutas cítricas (DE VEZ EM QUANDO)
      SÓ MACHOS QUE NÃO PODEM COMER (DEVIDO Á PROTEÍNA D LIMONENO)

      Excluir
  4. Oi, o meu ratinho tá perdendo pelo mas ele não arranca o dele, ele treme muito também. ��
    Oq eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também tá Assim só que ela tá com um caroço no pescoço na lateral

      Excluir
    2. Q minha tbm e não sei o que é tô desesperada

      Excluir
  5. Porque o twister começa a emagrecer do nada e fica com manchas amarelas na pele.Alimentação ração nutropica para twister e diversas frutas e milho cozido, granola, entre outros

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Tenho um Twister e da noite pro dia começou a perde pelos, abdômen flácido e começou a sair um líquido da regiao da vagina. Nao sei o que fazer. Akguem poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  7. oi, gostaria de saber aonde fica o seu veterinario

    ResponderExcluir
  8. Gente eu tenho 2 ratas , e uma delas fica em cima da outro meio que tirando os pelos da cabeça da outra rata ,,, alguém pode me dizer o porque disso ?????? É meio estranho mais eu não entendo !

    ResponderExcluir
  9. oi meu nome é samara, comprei 2 twister macho, eles estam fedendo e eu ja dei banho nele duas vezes faz mal???, e em um dos machos saiu duas vezes um pouco de sangue da orelha dele, estou preocupada me ajuda.Eles só querem comer a semente de girassol, e eles tem ração no potinho e so querem comer sementes de girassol.


    Muito obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samara,o caso deles estarem fedendo pode ser a gaiola,vc limpa ela a cada quantos dias?pode ser tbm tubos de PVC e casinhas de plástico as minhas ratas tbm ficavam fedendo ,tbm dei uns dois banhos nelas mas não adiantou aí eu tirei as casinhas de plástico e tubos de PVC (pois acumulavam MT xixi) se quiser manter tubos de PVC e casinhas de plástico é só lavar com mais frequência .
      Tenta utilizar tbm banheirinho na gaiola com areia de gato sem sílica e sem perfume grãos médios/grandes pois o grãos pequeno solta MT pó fazendo mal prós ratinhos.ja a situação da orelha eu não sei é bom levar eles no veterinário ele fará um diagnóstico melhor sobre a situação .
      Enquanto a eles só quererem girassol ,tenta ir diminuindo na quantidade de girassol ,que aí Quando eles sentirem fome eles vão comer a ração,qual ração eles comem ?
      As minhas só queriam comer mix de girassol tbm aí eu comecei a dar a equilibrato e elas adoraram e só comem ela agora, espero ter ajudado,bjs:)

      Excluir
    2. NÃO SE DÁ BANHO EM RATO, A MENOS QUE O VETERINÁRIO MANDE.

      Excluir
  10. Boa tarde, a pouco comprei 2 ratos twister fêmea uma delas é mto quieta e na dela, gosta de morder tudo inclusive meu dedo acho que confunde com comida, mas só Não doi, e a outra brinca mais, a pouco percebi que a mais extrovertida está com umas manchinhas na barriga tenho medo de a outra ter mordido ela pode acontecer? O que eu faço?

    ResponderExcluir
  11. oi tenho tres ratas Bolota Tetty e Faisca.A Faisca come muito e rouba das suas irmas ela e´a mais gorda mas nesses dias percebi que ela estava perdendo os pelos na parte de cima da cabeça.Obrigada pela ajuda darei mais legumes e frutas a elas.

    ResponderExcluir
  12. Ola tenho 2 ratas e uma delas arranca o proprio pelo e o da outra

    ResponderExcluir
  13. Meu rato está caindo pelo alguém pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito deles estou preocupado me ajude

    ResponderExcluir
  15. Meu topolino está com um caroço na lateral e cosando muito. Não sei o que é,alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Meu twister está ficando sem pelos próximo à calda e tbm com a respiração ofegante. Já fiz tratamento com antibiótico indicado pelo veterinário que diagnosticou micoplasmose, mas parece que está piorando. Agradeço muito se puder me orientar

    ResponderExcluir
  17. Oi tudo bem?? Ent eu tenho uma rata que está tirando o próprio pelo, já dei brinquedos e tudo mais, porém ela não aceita brinquedos e nem mexe
    Gostaria de saber o q pode estar causando esse gatilho pra ela arrancar os pelos

    ResponderExcluir
  18. Olá, tenho um twister ele tem em torno de 3 meses e recentemente começou a soltar pelos, não sei o motivo. A alimentação dele varia de frutas, mas é principalmente ração equilibrado, tentei mudar para um misto de rações para roedores com frutas secas e outros, mas ele não gostou. O forro da gaiola dele é de soft, limpo a gaiola 3x por semana e troco o soft 1. Ele tem banheiro com areia de roedor mesmo. Oq pode estar causando a queda dos pêlos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MIX não é pra dar para rato twister!!!! A principal fonte de alimentação do twister é RAÇÃO, com complemento de legumes e frutas (moderado, não todo dia). Desse jeito vc vai é matar seu rato. Pesquisa antes.

      Excluir
  19. Moço menha rata esta roxa e perdendo pelo e um calo no pe

    ResponderExcluir